segunda-feira, 12 de abril de 2010

Os 10 mandamentos - versão século XXI

Todos conhecemos a história dos 10 mandamentos. Moisés conduzia o povo escolhido através do deserto, jornada que durou 40 anos. Isento de GPS e de qualquer sentido de orientação, Moisés era ainda casmurro a ponto de nunca pedir indicações. Chegado ao Monte Sinai deixou a populaça cá em baixo e subiu à montanha para uma conversa privada com Javé. Pergunto-me: Já que Maomé tanto tardou em ir à montanha, não teria sido mais fácil a montanha ir a Maomé? (Neste caso específico estou a deixar a ideia que Deus podia simplesmente ter marcado o encontro no sopé do monte e poupar a Maomé a árdua sessão de montanhismo.) Respondo-me: Não, não podia. Na bíblia, ao contrário do que se possa pensar, as montanhas não vão a Maomé. Deus só dá audiências no topo das montanhas. Podemos supor várias razões para tal facto: ficar longe de ouvidos indiscretos, ter uma boa paisagem como wallpaper, ou ser simplesmente a veia sádica de Deus que gosta de ver pessoas a sofrer para lá chegar. Na minha opinião, Deus ouve mal, e precisa que lhe falem pertinho das orelhas.
Veio-se então a saber o que o intuito da tal audiência seria oferecer a Moisés as "Tábuas da Lei" - das relíquias mais raras e surpreendentes da história da humanidade. Nelas estariam inscritos 10 mandamentos, A palavra de Deus, gravada por Sua própria mão (ou pela Sua própria magia...). Volto a repetir para frisar a importância: A palavra de Deus, sem tirar nem por, sem deturpações, sem intermediários, a verdade divina nua e crua. As leis consideradas ainda hoje por muitos religiosos como a base da moral e da ética. Mas o que realmente torna estas tábuas especiais não é nada disso. Eram tábuas feitas de pedra. Onde já se viu tal coisa? Este tema ainda hoje baralha muitos teólogos, geólogos e botânicos. Sem dúvida, obra de Deus. Moisés é que não gostou muito da idéia, viu-se à rasca para descer a montanha com elas.

"E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel."
Êxodo 32:19-20

Acontece que os israelitas, quais crianças traquinas, não podiam ficar 30 minutos sozinhos sem que começassem a adorar outros deuses. Norma geral com a forma de bezerros. Mas Moisés também tem a sua quota parte de culpa. Acossado de um ataque de fúria, provou não estar à altura quando de forma irresponsável atirou as tábuas que tão carinhosamente Deus tinha feito para si! Sim, essas mesmas relíquias que Deus fez, dos artefactos mais raros e importantes de sempre, quebraram-se devido a um acto de pura negligência, quiçá vandalismo, de Moisés. Haverá desrespeito maior ao criador do universo? Sorte que Javé estava num dia bom, e simplesmente mandou Moisés subir novamente o Monte para ir buscar outras. Correu bem.

Mas passando ao que interessa: os mandamentos. Porquê 10? Porque... Bem, o falecido George Carlin já explicou (e muito bem) a razão aqui, por isso no final vejam o vídeo. (Eu disse no final, nada de começar a clicar antes! É falta de educação.)
Os 10 mandamentos... De facto, as leis expostas em Êxodo 34 podem ser contadas como 14 ou 15. Mas aparentemente nem mesmo Deus tem autoridade para que a sua palavra seja levada à letra. Diferentes "escolas" do cristianismo não chegaram sequer a acordo quanto à verdadeira palavra de Deus, mesmo tendo ele mandado uma receita bem explícita (ver Wikipedia). Alguns foram mesmo deixados de fora por motivos comerciais. Jesus foi um pouco mais astuto neste aspecto. Resumiu os redundantes e algo estranhos 10 mandamentos em apenas 2. O resultado (Marcos 12:30-31) foi mais ou menos este: "Ama a Deus, Ama Ateu Próximo". Sinto-me lisonjeado...

Agora quero que pensem comigo. Se temos que escolher 10 mandamentos e apenas 10 para serem regra e lei, para serem gravados à porta de tribunais, para serem cumpridas sob pena de punição divina... será que não havia uns melhores? Vamos primeiro escrutinar os mandamentos para verem do que falo:
Não Matar, Não roubar, Não cobiçar, Não ser infiel, Não mentir...
Honrar os Pais, Honrar o Sábado, Honrar o Deus...

E depois há mais 2 que os cristãos tendem a ignorar. Bastante.
Não dizer o nome de Deus em vão
Não fazer ídolos


Havendo apenas 10 leis, é isto o melhor com que a religião se saíu? Vários mandamentos redundantes, e outros que não fazem sentido nenhum? "Não dizer o nome de Deus em vão"? OH MEU DEUS, que desperdício! Isto é um mandamento directo para o lixo. "Não fazer ídolos" Mas isto é absurdo, retira uma das maiores fontes de receitas da igreja! (Este assunto irá ser abordado brevemente noutro tópico, pelo que não o vou desenvolver por agora.)
Há inúmeros sites que apresentam alternativas contemporâneas dos 10 mandamentos. Versões bem melhor conseguidas que a palavra divina. Mandamentos de paz, de altruísmo, de direito à diferença, de deslumbramento, etc. Coisas sérias, das as quais não vou estar aqui a falar. Afinal de contas, que tipo de blog pensam que este é? Interessados - favor pesquisarem "Novos 10 mandamentos" no Google.

A minha ideia era outra. Estava a pensar mais no sentido de haver mandamentos que melhor servissem a instituição eclesiástica. Mandamentos que impusessem valores e regras realmente úteis. Mandamentos que pudessem ser evocados sempre que a igreja quisesse fazer valer a sua opinião. Mandamentos que ajudassem a justificar as barbáries que se ouvem hoje em dia da boca dos representantes da igreja. 10 mandamentos que ajudassem a uma árdua mas crucial tarefa das instituições religiosas: toldar a moral e a ética dos crentes.

Apresento-vos assim a minha proposta para
"Os 10 mandamentos do Século XXI":

  1. Não praticarás actos sexuais com crianças, nem com outro homem, nem com uma mulher que não a tua, excepto se fores pastor do meu reino
  2. Não cobrirás a tua masculinidade com um pequeno gorro, ou farás tua mulher tomar ervas com o intuito de impedir a concepção
  3. Não acreditarás que o Homem e os macacos têm antepassados comuns
  4. Não utilizarás a sabedoria para refutar a minha palavra ou mesmo a minha existência
  5. Não criticarás a riqueza e a luxúria da instituição da casa do senhor e dos seus pastores
  6. Não te permitirás nada que te proporcione prazer genuíno, pois será pecado
  7. Não respeitarás todo aquele que não seguir o teu senhor
  8. Não te aperceberás da malvadez, da falta de ética, nem da incongruência da minha palavra, e odiarás quem o tentar fazer
  9. Não pensarás que te safas sem a nossa ajuda
  10. Aliás, Não pensarás. Ponto.
Termino apenas referindo que todos estes mandamentos são originais e têm direitos de autor. Aos interessados em adoptá-los informo que estou aberto a negociações. É favor contactar.

1 comentário:

  1. Na jornada ele e seu povo não achou a terra prometida por Deus, passaran-se 40 anos todos morreram no deserto ou desistiram ,mais moises continuou a jornada.Quando moises tava para morrer Deus mostrou a ele a terra prometida que o povo dele não chegou a ver,pisar e abitar. E ainda por tudo que moises passou seu corpo não foi enterado no terra prometida e sua tumba não foi descoberta.PORQUE DEUS FEZ QUE MOISES LIBERTACE SEU POVO JÀ QUE ELES NEM CHEGARAM A VER A TERRA . Eu desistia da cominhada que eles fizeram concerteza.
    E não valeu a pena mandar as 10 pragas do egito por nada.

    ResponderEliminar

O senhor escuta. Mas sê breve. O senhor tem mais que fazer.

 
BlogBlogs.Com.Br